Saiba qual sutiã ideal para seu tipo de corpo

18-01-2011 21:51

 

Valorizar os seios faz toda a diferença no visual. Para isso não basta escolher um sutiã de qualidade, deve-se escolher o modelo e tamanho corretos. Caso o contrário, acarretará não apenas no prejuízo estético, mas também interferirá na própria saúde da mulher com a perda da sustentação na base do sutiã, sobrecarregará os ombros, bloqueará a circulação sanguínea consequentemente: dores lombares, desconforto, e arranhões (nos casos do uso de bojos com aros metálicos).Na hora de escolher é importante observar o material empregado, a qualidade dos elásticos de acabamento, além da sustentação do bojo e laterais. Eleja os tecidos de fibras naturais ou mistos como o algodão, e evite os sintéticos e pouco absorventes que não propiciam uma boa transpiração tornando-se um local suscetível para a proliferação de fungos.

Veja os pontos fortes para a escolha de seu sutiã ideal.

Para as mulheres com costas largas

O Brasil carece de sutiãs com medidas que partam não apenas nos tamanhos dos seios, mas também da largura das costas.

Além dos números 38, 40 ou 42, por exemplo, o que temos no mercado nacional são as variações nos tamanhos das taças: Taça A; Taça B e Taça C, de acordo com o tamanho dos seios propriamente ditos. Isso traz mais conforto, facilidade e opção de escolha, já que é possível comprar um modelo de número maior sem que haja folga de tecido ou espaço na frente.

Para uma situação de emergência os extensores de sutiã são de grande valia.

As mulheres com costas largas e seios grandes, devem procurar pelos modelos com as laterais largas; além de mais confortáveis dão maior segurança no uso. Outro ponto a conferir, são as alças ( nós mal nos damos conta), mas é ela quem dá sustentação para os seios – as alças mantêm o sutiã na posição adequada. Por isso, modelos reforçados e com a faixa de tecido mais largo nesta região são mais indicados.

Evita-se desta forma um erro comum: comprar um modelo apertado demais ou menor, achando que ele trará segurança.

A atenção com as alças não vale apenas para as mulheres que têm seios volumosos. Mesmo que não seja o seu caso, prefira um modelo mais resistente na hora da prática esportiva. Isso porque, durante os movimentos, há risco de romper as fibras elásticas da região; acelerando a flacidez dos seios.

Para as mulheres que querem aumentar o volume dos seios

Existem várias opções no mercado para deixar os seios com a aparência maior: modelos com bojos em tecidos, silicones, meias-taças com aros, os push-ups (fecho frontal) e bolhas de enchimento são a melhor pedida para quem deseja aumentar os seios. Só não queira aumentar o efeito comprando um modelo menor do que seu corpo pede. Além de proporcionar dores nas costas e nos ombros, prejudicará ainda a circulação sangüínea.

E lembre-se: a falta de oxigenação prejudica a pele, e a faz envelhecer mais rápido.

Andreia Miron é especialista em Propaganda e Marketing pela ESPM, Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina (em conclusão) e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006). Consultora de Moda, pesquisadora da imagem (personal stylist pessoal e profissional) e comportamento Feminino/ Masculino – Professora titular da Faculdade Santa Marcelina desde 2002. Tem experiência na área, com ênfase nos seguintes temas: moda, marketing, comportamento, pesquisa, tendência, cultura e imagem