Cintura alta volta com tudo neste verão

18-01-2011 21:53

 

Tendência que já marcou o inverno continua com força nos próximos meses. Marcas trazem dicas de peças e combinações cheias de estilo

Nos anos 70 e 80, as cinturas altas dominaram os guarda-roupas femininos em todo mundo. Agora, a peça que ficou escondida por duas décadas pode ser vestida novamente sem medo de estar fora de moda. Calças, shorts e saias com o cós em linhas muito próximas ao umbigo já se mostraram vivos neste inverno e agora dominam as coleções primavera-verão das marcas mais badaladas.

Como qualquer peça de roupa, as cinturas elevadas precisam ser usadas com cuidado, sempre respeitando o tipo adequado para cada formato de corpo. Para quem tem a silhueta mais reta, a tendência é perfeita, pois ajuda a modelar o corpo – especialmente para as altas e magras. “Se você é mais cheinha, o ideal é utilizar a peça de cor mais neutra na parte de baixo, deixando cores mais vivas para a parte de cima. Já mangas bufantes ou peças volumosas devem ser usadas com muito critério nesta combinação!”, sugere Ticiana Martinez Fugiwara, responsável pelas criações da Lanthana, marca curitibana de moda feminina. Para quem tem curvas mais delineadas, quadris largos e pernas grossas, o cuidado deve ser redobrado. “Optar por modelos mais largos e soltinhos pode ser uma boa ideia para disfarçar gordurinhas da barriga, por exemplo”.

Na coleção primavera-verão da Lanthana, as cinturas altas são peça-chave. É possível encontrar vários modelos com recortes marcantes e detalhes que fazem toda a diferença. Laços, rendas, babados e botões estão presentes para complementar com glamour o desenho de cada modelo, um mais romântico do que o outro. “Nessa coleção a Lanthana trouxe peças de diferentes estilos nessa modelagem, desde uma saia de paetês até shorts para dias de muito calor. As peças são muito femininas e valorizam as curvas da mulher de forma elegante e charmosa”, explica Ticiana. Uma dica da estilista é combinar uma saia de cintura alta godê com regata de malha podrinha. “A mistura hi-lo deixa o visual elegante, super atual e moderno, com a descontração que a estação pede.”

Já a grife internacional Gant, que une em suas coleções a elegância europeia e estilo descolado norte-americano, traz peças com cinturas mais elevadas e recortes que desenham melhor a silhueta feminina e mostram que o modelo está arrasando também fora do Brasil. Calças de pernas mais largas na barra, além de bolsos e botões complementam o cós alto em peças que podem ser perfeitamente combinadas com regatas justas em tons claros e pastel.