Como ter saúde

02-04-2011 13:18

DICAS PARA UMA BOA SAÚDE

ALIMENTO, FONTE DA VIDA

A energia, as proteínas, vitaminas e minerais que você precisa para manter a saúde física e mental estão nos alimentos, não nas farmácias. Cuide de suas refeições e coma na dose certa, prestando atenção na qualidade e quantidade. Alimentar-se bem é a melhor maneira de combater a desnutrição e a obesidade e prevenir outras doenças, como pressão alta e diabetes. A pirâmide vai ajudar você a combinar os alimentos diariamente, nas medidas certas.

  • Alimentos energéticos extras

Gorduras e óleos (margarina, manteiga, óleo vegetal, azeite de oliva), açúcares adicionais (doces e açúcar de mesa). 
As gorduras e óleos têm vitaminas A, D, E e K. Com alto teor de energia, devem ser consumidos com moderação. Açúcares adicionais (doces ou para adoçar sucos, cafés etc) devem ser incluídos na alimentação, com moderação.

  • Alimentos construtores

Peixes, carnes, aves, ovos, leite, queijo, leguminosas secas (feijão, lentilha, soja, grão de bico etc).
Fontes de proteína, constroem, mantêm e renovam as células do corpo. Ajudam a formar e conservar os tecidos – cabelos, músculos, órgãos, sangue, pele. Alimentos ricos em ferro e cálcio são essenciais para prevenir anemia e osteoporose. Use no almoço e no jantar. Leite e derivados, no café da manhã e/ou lanche.

  • Alimentos reguladores

Verduras, legumes e frutas.
Facilitam a digestão e são ricos em sais minerais, vitaminas e fibras. Aumentam a resistência contra infecções e, entre muitos benefícios, ajudam no bom funcionamento do intestino. Use no almoço e jantar. E coma pelo menos duas frutas por dia.

  • Alimentos energéticos

Arroz, massas, todos os tipos de cereais, pães, milho, batata, mandioca, inhame.
Formam a base da alimentação e dão a maior parte da energia que você precisa para suas atividades diárias. São ricos em carboidratos e representam o maior volume da alimentação. Use em todas as refeições.

  • A dieta ideal

Faça no mínimo quatro refeições: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Não pense em pular uma ou mais refeições, comendo tudo de uma vez só, e nem troque o lanche ou jantar por lanches ou café com leite. Comer tem
de ser uma hora de distração e lazer. Para abrir o apetite, prepare refeições de encher os olhos, coloridas e cheirosas. Quando não puder sair para as compras, peça a um parente ou amigo para manter em sua casa um estoque mínimo e variado de alimentos.

  • Evite

Sal em exagero, temperos industrializados, gorduras de origem animal - banha, sebo, toucinho - e frituras.

  • Use à vontade

Temperos naturais - alho, cebola, ervas como salsa, manjericão, coentro etc.

Tome de seis a oito copos de água por dia.

  • Tudo limpo

Sempre lave as mãos antes de lidar com os alimentos. Verduras, frutas e legumes devem ser bem lavados antes do consumo. Lave também as embalagens dos alimentos antes de abri-los.

  • Tudo em ordem

>Guarde os alimentos e produtos de limpeza separadamente.

>As embalagens devem estar em boas condições. 
  Mantenha-as sempre longe de insetos, ratos ou outros animais.

>Latas: não compre as que estiverem amassadas os estufadas.Se você não consumir todo o conteúdo da lata,  guarde o que  o que sobrou em uma vasilha de plástico ou 
  vidro, com  tampa.

>Não deixe de comer nada por não conseguir mastigar. Pique,  moa, corte ou rale.

>Alimentos ricos em fibras evitam prisão de ventre. Coma frutas, verduras e legumes, de preferência cruas e, se  possível, com casca.

ATENÇÃO ! PESSOAS COM DOENÇAS COMO DIABETES E COLESTEROL PRECISAM DE DIETAS ESPECIAIS E DEVEM CONSULTAR UM MÉDICO.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

REMÉDIOS: CUIDADO!

>Só médico pode receitar remédios, a dose, horário e período necessários.

>Não compre medicamentos em feiras livres ou em camelôs.

>Não pare de tomar seu remédio por conta própria. Caso ele provoque mal-estar, procure logo o médico.

>Não tome remédios fora do prazo de validade. Jogue fora os  vencidos.

>Não acredite em “fórmulas” milagrosas contra excesso de peso, calvície, falha de memória e problemas sexuais  anunciadas pelo rádio e TV.

>Exija sempre, e guarde, a nota fiscal.

>Nunca tome remédios por conta própria ou seguindo conselhos de amigos ou balconistas de farmácia.

  • Economize com os Genéricos

Os genéricos custam menos e têm a mesma qualidade dos remédios mais conhecidos.

Medicamento de marca ou referência: Geralmente, é o primeiro remédio que surgiu para curar uma doença e sua marca é bem conhecida ( por exemplo, Aspirina ). Depois de 20 anos do lançamento do remédio, sua fórmula pode ser copiada – é assim que nascem os genéricos.

Medicamento genérico: É idêntico, pode substituir o de marca e é em geral mais barato. O Ministério da Saúde faz testes para comprovar que os genéricos contêm as mesmas substâncias e têm o mesmo efeito dos remédios famosos.

Medicamento similar: O Ministério da Saúde assegura a qualidade, mas há garantias de que faz o mesmo efeito do remédio de marca. Só um médico pode receitar o similar. Na farmácia, só é possível trocar o remédio de marca pelo genérico e não pelo similar.

Como identificar: É muito fácil identificar os genéricos: todos trazem na embalagem o nome científico do produto e a frase “Medicamento Genérico Lei 9787/99”.

  • Remédios Gratuitos

Os postos ou unidades de saúde fornecem remédios gratuitos para doenças comuns como diabetes, hipertensão arterial, a quem tem mais de 60 anos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CUIDANDO DA MÁQUINA

Você tem mais de 60 anos e está vendendo saúde. Parabéns! Mesmo que não sinta nada, consulte o médico pelo menos uma vez por ano. Porque hoje sabemos que a maioria das doenças pode ser prevenida com vacinas e exames.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SEMPRE ALERTA

O corpo humano está sempre em mudança. Cada fase tem seus riscos, seus possíveis problemas. É importante conhecer e prevenir. Para manter a saúde e a agilidade física e mental, é preciso ter hábitos saudáveis: alimentação equilibrada, praticar atividades físicas. Deve-se evitar fumar e beber em excesso, além de tomar cuidado para não cair.

  • Duro na Queda

As quedas podem causar desde lesões leves, como contusões e torções, até muito graves, como as contusões cerebrais. E, para quem sofre de osteoporose, o riso de fratura é maior e a recuperação, mais difícil. Por isso, tome cuidado. Siga estas instruções simples e seja duro na queda!

>Use sapatos fechados. Evite solados lisos.

>Coloque tapetes de borracha no banheiro, no chuveiro ou  onde precisar.

>Exija que o ônibus pare completamente para você subir ou  descer. Caso não seja atendido, denuncie a empresa à 
  Prefeitura.

>Móveis e objetos espalhados pela casa causam tropeções.

>Não encere a casa. Fixe bem os tapetes para que eles não  escorreguem.

>Calçadas esburacadas ou muito lisas e escadas  defeituosas causam tombo. Reclame sempre com a 
  Prefeitura.

>Ilumine bem sua casa. Ao dormir, deixe acesa a luz do 
  corredor para auxiliar a visão.

>Ao subir ou descer as escadas, segure bem no corrimão.
 

ATENÇÃO! SE VOCÊ CAIU E ESTÁ SENTINDO DORES FORTES, NÃO ESPERE:  PROCURE ASSISTÊNCIA MÉDICA. 
E LEMBRE-SE: SE VOCÊ TEM TELEFONE, COLOQUE-O NUM LUGAR FÁCIL PARA PEDIR AJUDA QUANDO NECESSÁRIO.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O QUE OS EXERCÍCIOS PODEM FAZER POR VOCÊ

Fazer exercícios físicos evita várias doenças. E não é só isso. Os exercícios são muito importantes porque 

deixam você mais ágil, mais independente, com mais vontade de se divertir. Quem se acostuma com 

atividades físicas tem mais disposição para sair com amigos e familiares, namorar, fazer novos planos ou 

realizar desejos antigos. Comece já!

  • Mexa-se

Exercícios fazem bem para o corpo e para a alma: aumentam sua segurança nas tarefas diárias e combatem a depressão. As juntas ficam mais flexíveis. Os músculos, mais resistentes. Os ossos, mais rígidos. Ajudam a combater obesidade, diabetes, colesterol e pressão alta, diminuindo o risco de doenças do coração. Mas atenção: se você está parado há muito tempo, vá ao médico antes de começar; se já faz exercícios, vá ao médico periodicamente; evite exercícios fortes ou esportes coletivos, como futebol.

>Evite fazer exercícios sob sol forte.

>Use roupas leves, claras e ventiladas.

>Calce sapatos confortáveis e macios.

>Não faça exercícios em jejum. Mas também não coma 
  exageradamente.

>Tome água com moderação antes, durante e depois dos 
  exercícios

  • O que você pode fazer por você

Caminhada:
Caminhe de três a cinco vezes por semana, de 40 a 60 minutos. Se não puder caminhar por uma hora seguida, faça duas etapas separadas de 30 minutos. Procure uma companhia para estas horas. Vá a pé a lugares não muito distantes: venda, banco, farmácia, parques, pequenas compras, vistas a amigos e parentes. Evite ladeiras e pisos irregulares.

Alongamento:
Devem ser feitos antes e depois da caminhada. Se não tiver tempo para caminhar, faça esses exercícios (abaixo) em casa para melhorar a mobilidade e flexibilidade das articulações. 

Atividades na água:
Brinque na água, caminhe, mexa braços e pernas. Mas só pratique natação e hidroginástica com acompanhamento de um profissional.

Dança:
Vá a bailes, dance em casa, em festas e em encontros com vizinhos e família. Saia, encontre novos parceiros, reencontre antigos companheiros, divirta-se!

ATENÇÃO! PARA QUE ESTES EXERCÍCIOS FAÇAM BEM E NÃO PREJUDIQUEM, VOCÊ NÃO DEVE SENTIR MUITO CANSAÇO, FALTA DE AR OU QUALQUER OUTRO DESCONFORTO.

Chega de Saudade!
Se você já se aposentou e criou os filhos, aproveite: é tempo de cuidar mais de si mesmo, de fazer o que gosta. Não se isole, participe de bailes, cursos e passeios, freqüente clubes, aprenda coisas novas. Vale até arriscar uma nova profissão. Ou procure, no bairro mesmo onde mora, locais para se dedicar a um trabalho voluntário. É recompensador. E exercite sempre a memória.

>Leia jornais, veja TV e ouça rádio. Jogue com amigos, faça palavras cruzadas e trabalhos manuais.

>Aprenda a usar, sem auxílio de parentes, a televisão, os aparelhos de som, o fogão, o videocassete.

>Cuide do seu dinheiro. Controle como e onde vai gastar.

>Para não esquecer, anote tudo num bloco de recados.

Amor e desejo não têm idade. Algumas pessoas deixam de fazer sexo por vergonha ou preconceito. Outras têm medo de sofrer um infarto. Não se preocupem : o ato sexual consome tanta energia quanto uma caminhada de uma hora. E faz muito bem à saúde. Procure manter vida sexual regular. Se houver qualquer problema, procure um médico.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

EXIJA SEUS DIREITOS

Você viveu décadas, tem experiência, sabedoria e merece respeito. Mas isso nem sempre acontece. Na família, na sociedade e até órgãos públicos. Você pode mudar essa situação. A Constituição e a Política Nacional do Idoso (lei 8.842/94) determinam regras e punições para proteger você. Conheça as principais e exija que elas sejam cumpridas.

  • Direito ao Respeito

São crimes e são sujeitos a punição:

>Negligência, desrespeito, atos de violência como puxões,   beliscões, abusos sexuais, queimaduras, amarrar braços e  pernas ou obrigar a tomar calmante.

>Ameaças de punição e abandono.

>Agressões verbais como “Você é um inútil”.

>Apropriação dos rendimentos, pensão e propriedades sem autorização.

>Recusa em dar alimentação e assistência médica.

>Impedir a pessoa de sair de casa ou mantê-la em local escuro e sem higiene.

  • Direito ao bem-estar

>Não sofrer discriminação de qualquer natureza.

>Ser amparado pelos filhos maiores na velhice, carência ou doença.

>Viver preferencialmente com a família. A União, Estados e Municípios providenciarão asilo ao maior de 60 anos sem 
  famíla, ou com família sem condições de sustentá-lo.Direito à  saúde

>Não ficar em asilo se precisar de assistência médica permanente, devendo ser atendido em hospital.

>Receber assistência integral à saúde pela rede pública

>Receber remédios, próteses e órteses (cadeira de rodas, óculos, aparelho auditivo etc)

>Preferência no atendimento em órgãos públicos e 
  particulares.

  • Direito nos Planos de Saúde

>Ninguém pode ser impedido de participar de plano ou seguro De saúde por causa da idade ou de doença.

>A mensalidade do plano de saúde da pessoa com mais de  70 anos não pode custar seis vezes mais do que a menor  mensalidade cobrada pelo mesmo plano.

>A partir dos 60 anos, quem estiver associado ao mesmo plano ou seguro saúde por mais de 10 anos não terá   aumento de mensalidade por mudança de faixa etária.

>A partir dos 60 anos qualquer aumento de mensalidade deverá ser autorizado pelo governo.

  • A quem recorrer

Disque Saúde – telefone 0800-611997 – Serviço gratuito, funciona todos os dias das 8 às 18 horas. Pode ser acionado até de orelhão. Tira dúvidas sobre saúde e recebe denúncias (até anônimas) de mau atendimento no SUS.

Delegacias de Polícia, Ministérios Públicos, Conselhos Estaduais e Municipais do Idoso – Denúncias de maus tratos, pessoalmente, por carta ou por telefone.

Procons – Denúncias contra empresas de planos e seguros de saúde.

Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde – Denúncias de problemas de atendimento no SUS.

Assuntos abordados nesta cartilha estão com mais detalhes na Internet: www.saude.gov.br

ATENÇÃO

Ao se aposentar, o trabalhador que tiver contribuído para um plano contratado pela empresa por, no mínimo, dez anos poderá continuar no plano desde

que passe a pagar também a parte que antes era da empresa. Com menos de dez anos, o candidato à aposentadoria poderá continuar no plano durante um período igual ao tempo que contribuiu, também pagando as mensalidades.