Confira 10 dicas para acertar no uso do blush

19-01-2011 13:26

 

O blush tem o poder de conferir uma aparência saudável e corada ao rosto. No entanto, quando mal aplicado, pode prejudicar o visual, sobrecarregando-o. Para transformá-lo em seu aliado, confira dez dicas da beauty artist Penélope Beolchi, da agência Lu Molinos & Agenciados:

1: O produto é obrigatório quando a pessoa cobre a pele com base ou pó facial. Se apostar apenas no corretivo e for corada naturalmente, pode se dar ao luxo de dispensar o blush.

2: A sugestão da beauty artist para identificar a cor ideal do blush é dar suaves beliscadas na bochecha (quando estiver sem maquiagem) e prestar atenção no tom que aparece naturalmente, que deve ser similar ao do produto escolhido. As mulheres de pele clara costumam ter uma cor rosada; as de marfim, pêssego; as pálidas, lilás; as negras, pink escuro ou vinho; e as oliváceas, marrom.

3: A melhor forma de aplicar o blush é com um pincel próprio. Penélope sugere os chanfrados (cortados na diagonal).

4: O formato do rosto influencia na maneira com que o produto deve ser espalhado. “Os rostos largos, como o oval, o quadrado e o redondo, pedem o blush mais longo, aplicado próximo à orelha em direção à boca. O rosto redondo ainda precisa de um pouco de blush nas têmporas. Já para o rosto fino, o melhor é aplicá-lo na horizontal”.

5: Antes de aplicar o blush, dê uma batidinha no pincel para que o excedente do pó caia. E lembre-se: a cor suaviza à medida em que se pincela o produto de cima para baixo, nunca de baixo para cima.

6: Penélope prefere o blush cremoso. “O líquido tem menor durabilidade e deve ser aplicado com cuidado para não deixar manchas”, explica.

7: O blush é um aposta tanto para o dia quanto para a noite. A diferença é que vale carregar um pouco mais quando for a um evento noturno, já que a iluminação é menos intensa.

8: O item da maquiagem também pode ajudar a rejuvenescer o visual. Para isso, a sugestão é optar por um tom avermelhado, alaranjado ou bronzeado, que confira uma aparência saudável.

9: Precisa retocar o visual e não conta com um blush na bolsa? Calma, sempre há uma solução. O truque é carregar sempre um batom corado, que pode ser usado tanto para colorir os lábios como blush. “Aplicando uma ou duas faixas do batom de cima para baixo, como se faz com o blush, espalhando delicadamente com o dedo”, ensina a beauty artist.

10: A maquiagem deve realçar e não mascarar. Na dúvida, prefira corrigir 20% das imperfeições, em vez de circular com um look artificial.